Menu

Empreendimentos do futuro

23.07.2021

Imagine viver em um imóvel completamente automatizado, onde por um comando de voz, controle por aparelhos eletrônicos, ou temporizador, você consegue programar situações simples do dia a dia. 


Implementar inteligência em sua casa é a mais nova tendência do mercado imobiliário, e essa tecnologia vem se tornando cada vez mais presente nos imóveis mais modernos, pois promete oferecer mais comodidade em diversas tarefas.


Introduzir um imóvel ao digital é criar uma rotina de tarefas, que se assemelham a uma máquina, sempre na ativa e aguardando o próximo comando. E além de elas oportunizarem mais comodidade e praticidade para sua rotina, também proporcionam segurança de ponta a ponta.


Já existem muitos profissionais no assunto, e eles salientam que, para desenvolver um projeto perfeito de sua smart home, o ideal é que o planejamento seja executado junto à planta do imóvel. Esse tipo de introdução exige uma certa infraestrutura, que é mais difícil de implantar se a casa já estiver pronta.


Para as incorporadoras, essa é uma das adaptações que podem ser tomadas nessa nova era de tecnologia. Oferecer esse serviço, ou disponibilizar o planejamento da planta para que o cliente consiga automatizar seu imóvel da melhor forma, pode ser um diferencial importante na hora da decisão.


E para as imobiliárias, é sempre importante estudar sobre os assuntos que estão à tona no mercado, as casas inteligentes estão tomando lugar nos interesses do consumidor moderno, e é muito importante apreender as novas tendências do mercado. 


Com a automatização, você consegue administrar todas as funções que sua casa pode fazer. Alguns exemplos mais comuns são: ligar e desligar luzes, programar o ar condicionado minutos antes de você chegar em casa, abrir as cortinas como um despertador na hora de acordar, a cafeteira elétrica fazer o café por conta própria, a máquina de lavar pode ser programada para a hora certa, entre diversos outros funcionamentos.


Existem diversos kits e alguns simples dispositivos que podem digitalizar sua casa. Empresas como Google, Amazon, Apple já estão desenvolvendo ótimas ferramentas para que isso se torne uma realidade para o futuro das residências.


No mercado, já existem muitas variedades e soluções para transformar sua casa com valores acessíveis, e podem ser uma boa opção para aprimorar uma casa sem investir tanto.


Os assistentes inteligentes são os principais e primeiros dispositivos para obter no desenvolvimento de uma smart home, e já estão sendo aperfeiçoados para conseguir realizar o máximo de suas funções, com tecnologia e inteligência artificial que possibilitam identificar seu comando de voz para realizar uma ação. 


No entanto, esses dispositivos funcionam somente na proximidade, e podem ser conectados à Smart TV, ao celular, ar condicionado, aspirador de pó, entre outros eletroeletrônicos que funcionam de maneira inteligente. Uma vez sincronizado, é muito mais prático exercer todas as funções.


No geral, essa mudança vai possibilitar substituir e simplificar funções e comandos, de forma que torne a vida do usuário muito mais fácil. Acionar músicas e controlar outros aparelhos, fazer chamadas telefônicas, além de entregar diversas informações, como trânsito e previsão do tempo, se solicitado.


Nos Estados Unidos, cerca de uma em cada cinco pessoas já utiliza serviços de assistentes inteligentes em casa. Essa tecnologia já está expandindo pelo mundo inteiro, inclusive no que diz respeito às empresas fabricantes.


O Brasil ainda está em fase de adaptação nesse processo de digitalização de sua residência, e com resultados muito positivos. Acredita-se que este é o novo passo evolutivo da tecnologia.


Essa evolução trouxe para a vida de muitas pessoas muito mais tempo no dia a dia, além de praticidade e conforto. A dúvida que fica é, isso vai se tornar algo essencial na vida das pessoas, como o celular e a internet?