3 dicas para fotos impactantes dos seus imóveis, por Diana Hattum.

13.02.2020

Dica do especialista por Diana Hattum, em parceria com o Studio360.

A fotografia é a porta de entrada para o seu anúncio. Através dela o receptor irá criar identificação e interesse pelo seu imóvel, em busca ao que é belo e atraente ao olhar. E de que forma podemos começar a realizar fotos mais atrativas de nossos imóveis, uma vez que somos seres extremamente visuais?

Três dicas são imprescindíveis para você que deseja realizar imagens impactantes usando até mesmo o seu smartphone. A primeira dica é a organização! Em um imóvel com moradores sempre encontraremos itens que não farão sentido em um anúncio ou que irão desviar a atenção do receptor para algo que não desejado. Um imóvel que apresenta desorganização, desleixo ou sujeira se torna indesejável a qualquer um. Logo, devemos primeiro observar o ambiente e identificar os pontos que podem favorecer ou prejudicar a sua imagem.

Imagine uma vitrine de shopping. Uma loja de móveis conta com uma vitrine estudada para atrair o comprador sem que o vendedor tenha que distribuir panfletos ou chamar por clientes na entrada e para que as pessoas consigam se imaginar convivendo em uma ambiente como aquele. O mesmo acontece com o imóvel que você irá anunciar; precisamos pensar em uma "vitrine virtual" condizente com a ideia que queremos passar e com o público que desejamos atingir.

Itens considerados "bagunça" devem ser removidos do ambiente antes das fotos, como por exemplo, roupas, sapatos, pilhas de papéis e fios de qualquer tipo. Outros objetos que podem atrapalhar sua imagem são produtos de limpeza, porta-retratos, toalhas, itens de higiene, panos de chão, vassouras, brinquedos de crianças e dos animais de estimação. O ambiente deve ser apresentado de forma "clean", e organizado pensando na clareza e objetividade do receptor em relação ao espaço.

A tarefa da organização nem sempre é simples e pode ser coordenada previamente com o proprietário do imóvel. Ao apresentar sua proposta de trabalho é importante salientar que você preza por uma boa imagem do imóvel e que alguns cuidados serão necessários tanto para realizar as fotos, quanto para realizar visitas com possíveis compradores.

A segunda dica é a iluminação. As pessoas procuram locais iluminados e alegres para morar e uma foto escura não será atrativa. Como conselho, procuro acender todas as luzes do imóvel e abrir as janelas para obter uma boa condição de iluminação para a minha fotografia. Mesmo assim você deverá observar se o excesso de luz não prejudicará o seu click! Por exemplo, uma sala com grandes janelas pode receber grandes quantidades de luz solar em determinado período do dia e isso pode fazer com que sua foto ganhe luz em excesso. Vale fechar as cortinas (quando brancas) para obter uma luz mais uniforme por todo o ambiente. Caso o imóvel não possua energia elétrica ou a entrada de luz fique restrita, você poderá usar o flash do smartphone como recurso. Mesmo não sendo o mais atrativo para as fotos, ele garantirá que você consiga mostrar o ambiente com maior êxito.

A terceira dica é o enquadramento. Pense sempre em manter a mesma proporção de teto e chão, lado esquerdo e direito da sua foto. Comece procurando centralizar a linha vertical que está à sua frente (no caso das fotos tiradas ao canto do cômodo) mantendo a proporção adequada em todos os quadrantes.

Ative a grade 3x3 em seu smartphone para conseguir melhores resultados, usando as linhas que aparecerão em sua tela para procurar manter as paredes, chão e teto retos na imagem. Suas chances de fazer uma foto com linhas retas aumentará.

Sugiro manter o telefone sempre à sua frente na mesma linha de visão. Fotos tiradas à um metro e meio do chão costumam passar uma boa impressão em relação ao espaço e para isso você poderá se abaixar e procurar manter o smartphone ou câmera sempre reta, de modo que o seu corpo se movimenta, e não a câmera.

Caso tenha alguma dificuldade em registrar a foto do cômodo de forma ampla, busque por lentes wide-angle para celulares pois elas ajudam (e muito!) para a fotografia de interiores.

Lembre-se: a fotografia é um treino diário para ser aprimorada. Portanto não desista e pratique constantemente para obter melhores resultados!

- - -

Diana Hattum é CEO da Dicastanha Fotografia, empresa especializada em fotografia de interiores em São Paulo. Atua no mercado imobiliário há 6 anos com o objetivo de acelerar os processos de venda e locação através da estruturação de anúncios e do aprimoramento profissional.

Site: www.dicastanhafotografia.com.br
Contato: (11) 94533-5454
Saiba mais em: @dicastanhafotografia e @dicastanhatreinamentos

Vamos conversar!

Sinta-se a vontade para entrar em contato, garantimos que há uma pessoa real do outro lado, e irá lhe responder o quanto antes.

Fale conosco

© Studio 360 - 2019. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: